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INSS E SUA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Não é de hoje que as mudanças digitais estão entrando no nosso universo. E não será diferente com os serviços de órgãos públicos, como é o caso do INSS. Através da plataforma MEU INSS, o órgão já vem trabalhando essas transformações digitais, onde, alguns serviços já são requeridos pela internet, sem precisar ir até uma agência.

A ideia do órgão é expandir os meios disponíveis aos segurados para obter melhores resultados, consequentemente, diminuir as pendências.

Um bom exemplo disso, é o projeto implementado na cidade de São Paulo referente a entrega de documentos, os quais, muitas vezes deixam os requerimentos de benefícios parados. Ainda mais no cenário atual, onde, as agências encontram-se fechadas, não permitindo a entrega dessa documentação.

Nesse caso, o segurado reúne a documentação exigida pelo INSS, coloca em um envelope, devidamente identificado, e deposita em uma urna na agência. Segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, há estudos para uma futura parceria com os Correios, como forma de agilizar esse serviço.

Também, há a questão dos recursos apresentados pelos segurados acerca dos pedidos de benefícios negados. Além das revisões de benefícios, os quais questionam os valores concedidos aos segurados, que não concordando entram com esse pedido.

Ainda, através do portal Meu INSS, há possibilidade de envio de documentos para o reconhecimento do seu direito ao requerer algum benefício junto ao órgão. Isso se deve ao simples fato de fazer o requerimento, por meio da internet, o segurado será comunicado sobre a possiblidade do envio desses documentos por meio dessa plataforma digital.

Devido a pandemia do corronavírus, o INSS está se tornando cada mais digital. A autarquia previdenciária está se modernizando, acrescentando diversos serviços a sua plataforma digital. Por um lado, possibilita a comodidade dos segurados para requerimento de serviços ou documentos. Em contrapartida, a demora na análise dos requerimentos, continuam! E, sem previsão para melhorar.

Para solucionar essas situações, bem como os pedidos de concessão de benefícios. Foram contratados, em torno de 495 aposentados do próprio órgão, de forma temporária, para realizar essa força-tarefa. Ainda, há outras vagas a serem preenchidas por outros servidores aposentados e militares inativos, que estão em treinamento.

Com esse “reforço”, poderão auxiliar nas atividades de apoio, como alterações cadastrais, e no atendimento ao público em geral, na reabertura das agências, prevista para ocorrer em 24/08/2020.

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