BLOG

NOVO PROJETO – PROVA DE VIDA DIGITAL

Uma grande novidade à vista para os beneficiários do INSS. O órgão irá começar a realizar a prova de vida de seus beneficiários por meio do celular, de forma totalmente digital. Dessa forma, aquele procedimento de ter que comparecer a uma agência bancária ou até mesmo no próprio INSS, está com seus dias contados.

A princípio, trata-se de um projeto-piloto da autarquia do governo federal, com início previsto para agosto de 2020, conforme informou o presidente do INSS, Leonardo Rolim. E, convenhamos, devido a pandemia, ocasionou a suspensão desse procedimento, e o INSS, pensou rápido, para dar o pontapé inicial nesse novo projeto.

Mas, e você! É você aí! Sabe o que é a prova de vida?

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado a cada 12 (doze) meses para provar que o aposentado/pensionista está vivo! Logo, poderá continuar recebendo o seu benefício normalmente.

Atualmente, como já mencionamos, o aposentado/pensionista realiza de forma presencial a sua prova de vida. Claro que, há exceções, em especial, para os aposentados/pensionistas que tem alguma dificuldade de locomoção para ir até as agências bancárias ou INSS, bem como para os idosos com mais de 80 (oitenta) anos de idade. Assim, este procedimento poderá ser feito na comodidade de sua residência.

Voltando ao foco desse artigo, conforme algumas informações iniciais, a prova de vida será realizada por meio de reconhecimento facial, ou seja, uma foto, através da câmera do celular, aproveitando o banco de dados, para quem já tem a carteira de motorista digital ou título de eleitor. Assim, o sistema do INSS irá comparar a foto enviada com os dados cadastrados no sistema do governo federal, fazendo o cruzamento das informações. Segundo presidente do INSS, Leonardo Rolim, num futuro próximo, poderá ser incorporado o uso da biometria. Que maravilha! Opção prática e simples para manter o benefício.

O foco desse projeto seriam os aposentados/pensionistas que já deveriam ter passado por este procedimento antes da suspensão devido a pandemia. Nesse sentido, presume-se que seriam os beneficiários que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro, por exemplo. Contudo, o INSS ainda não definiu como avisá-los acerca desse procedimento, para assim, dar o pontapé inicial ao projeto.

Logo, importante deixar claro que, neste primeiro momento, não serão todos os aposentados/pensionistas que passarão por esse procedimento! Por enquanto, somente alguns serão felizardos para fazerem parte desse projeto. Convém ressaltar, a iniciativa do INSS, ao buscar alternativas em meio as dificuldades enfrentadas pela pandemia do coronavírus.

Ainda tem dúvida sobre algum tema previdenciário? Deixe o seu comentário neste posto ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp, será um prazer orientá-lo!

Acesse nossos materiais exclusivos

Posts mais recentes

Agende sua Consulta

Deixe nossa experiência ser seu guia
Ou entre em contato via WhatsApp

Serviços

Siga-nos

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.

Assine o nosso Portal Informativo

Cadastre-se e receba em primeira mão notícias exclusivas e as novidades.