configuracao-smartphone-idosos

PROVA DE VIDA DO INSS POR MEIO DA BIOMETRIA FACIAL

Como era esperado, o INSS começou a colocar em prática a prova de vida por biometria facial.

Na última quinta-feira (dia 20/08) foi iniciado o projeto-piloto que utilizará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a realização da prova de vida por meio de biometria facial digital.

E como será esse procedimento?

Serão utilizados os dados dos aposentados e pensionistas que já tenham passado pela atualização da carteira de motorista e título de eleitor, onde, passaram pela biometria facial, cadastrando esses dados no sistema do Governo Federal.

Assim, os beneficiários, através da câmera do seu aparelho de smartphone, poderão fazer o reconhecimento por meio da biometria. Também, você deverá informar a data da emissão da carteira de motorista ou o número do título de eleitor, para confirmação dos dados. Estima-se que, participarão cerca de 300 a 500 mil beneficiários de todo o país, nesse primeiro momento.

O próprio INSS irá entrar em contato com esses beneficiários através de SMS pelo número 280-41 ou por e-mail. Caso o beneficiário tenha algum receio ao receber a mensagem, basta entrar em contato na Central de atendimento 135 para obter maiores informações.

Muito cuidado ao receber mensagens de números diferentes, pode ser golpe!

Após isso, recebendo o contato do INSS, o beneficiário deverá acessar o aplicativo Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou aplicativo do Governo Digital (www.gov.br/pt-br) para realizar o procedimento.

Ao que tudo indica, essa etapa será para ajustar o procedimento. Consequentemente, tendo sucesso o projeto, acreditamos que será disponibilizado para todos os beneficiários ainda este ano.

Lembrando que, para o recebimento dos benefícios pagos pelo INSS, a prova de vida é obrigatória, devendo ser realizada todo ano, no mês do aniversário do beneficiário. Se porventura o beneficiário não realizar o procedimento, o benefício poderá ser suspenso.

O INSS já havia liberado a possibilidade de realizar a prova de vida por meio de representante legal, através de procuração. Também, em algumas agências bancárias, o procedimento já era realizado por meio da biometria digital nos terminais de autoatendimento.

Caso o beneficiário não tenha acesso a internet, não tenha um smartphone, não conseguindo realizar este procedimento, poderá efetivar a prova de vida de forma presencial, nas agências bancárias.

Vale lembrar que a prova de vida presencial continua suspensa até setembro/2020 por conta da pandemia do coronavírus.

Por fim, importante ressaltar que, você que passar por esse procedimento de prova de vida por meio da biometria facial, será plenamente válido. Não trata de um mero teste. Logo, após concluído o procedimento, o beneficiário não precise se deslocar até uma agência do INSS ou bancária.

E aí? Curtiu essa nova realidade?

Ainda tem dúvida sobre algum tema previdenciário? Procure algum advogado de sua confiança! Caso queira, deixe o seu comentário neste post ou converse com os nossos especialistas pelo Whatsapp, será um prazer orientá-lo!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *